O trabalho de Natalia Miranda Vieira — A exploragao imagetica do patrimonio cultural — inscreve-se nesta linha de estudos e vincula o desenvolvimento da industria turlstica com "espacos com carga historica". A morte prematura de Alolsio Magalhaes e o acirramento de disputas internas no orgao nao possibilitaram que vingasse uma proposta culturalista do patrimonio, permanecendo a visao ate entao hegemonica. No terceiro e ultimo conjunto de apresentacoes, em torno de Identidades, hnguagens e patrimonio, foram incluldos os trabalhos de Rogerio Proenca Leite UFS , Patrimonio e gentrification: A discussao academica foi feita em um unico dia, compreendendo tres sessoes, de modo que os trabalhos foram organizados em conjuntos tematicos5. Os relatos das atividades dos grupos de trabalho da 25a RBA sao tambem um registro importante para conhecermos o desenvolvimento desta tematica na Antropologia brasileira contemporanea.
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Teixeira Pinto Farias se detem a arte kusiwa pintura corporal dos waiapi etnia tupi- guarani do norte do Brasil, que constituiu o primeiro bem cultural etnico de uma populacao indlgena, registrado no Livro dos Saberes do Patrimonio Imaterial do IPHAN.
E deste periodo a publicacao da coletanea de textos organizados em quatro grossos volumes pelo historiador frances Pierre Nora, da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, intitulada "Lugares de Memoria". Na discussao, ficou evidente o papel que desempenham na formacao e na comunicacao, ate os mf de hoje, de imaginario racista e de pensamento criminologico fundado no racialismo.
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Alem disso, o documento, se pretende valorizar a diversidade cultural, expressa acepcoes patrimoniais que resultam problematicas ainda em outro sentido: Eles advogam que ha uma ausencia de estudos teoricos sobre a "materia narrativa" e apontam sobre a necessidade de se ter um maior cuidado metodologico e de melhor exploracao conceitual quando o antropologo faz das narrativas o seu objeto principal de analise e de se prestar atencao nas pormenoridades das 17 Manuel Ferreira Lima Mmc, Cornelia Eckert, Jane Felipe BeltrAo Organizadores narrativas, ou seja, aprender a "ouvir".
Assim, o objetivo do presente artigo e apresentar uma seqiiencia historica das producoes e acoes dos antropologos relacionados e apontar algumas reflexoes. Agora, tendo a cidade de Goias, antiga Vila Boa, como objeto de estudo, Izabela Maria Tamaso, em Reliquias e Patrimomos que o Rio Vermelho Levou, revela-nos um sentimento de inquietude quando se comparam acoes a respeito do patrimonio coletivo, publico, tombado 15 Manuel Ferreira Lima Filho, Cornelia Eckert, Jane Felipe BeltrAo Organizadores e, por outro lado, os patrimonios familiares, pessoais, numa condicao de crise ou de catastrofe, como foi taiova caso da enchente que destruiu boa parte da cidade de Goias em dezembro de Por outro lado, o patrimonio na modalidade discursiva de Alolsio Magalhaes estaria mais fixado na nocao de cultura e de diversidade cultural numa enfase num tempo presente capaz de, por si so, eternizar-se.

O cenario de deslocamento tambem e o contexto de mudancas advindas das praticas culturais do grupo, aderindo aos impactos de novas situacoes e de novas complexidades, sobretudo pela interface de sua cultura com a educacao formal. Dos lugares institucionalmente sagrados, como Reims ou o Panteao, aos liumildes manuais de nossas infancias republicanas.

Paralelamente ao instrumento do Registro, o IPHAN criou, em parte com as contribuicoes do projeto piloto desenvolvido por Antonio Augusto Arantes no sul da Bahia, uma metodologia de inventario que gerou uma proposta de Inventario Nacional de Referencias Culturais INRC — instrumento para terrkr as acoes de registro e realizar um recenseamento amplo das manifestacoes culturais no pals.
A atualidade do episodio coloca em alto relevo a trama complexa 16 Antropologia e Patrimonio cultural: A polltica hegemonica do IPHAN de sua fundacao ate final dos anos 90 privilegiou os tombamentos e a preservacao de edificacoes em "pedra e cal", de conjuntos arquitetonicos e paisaglsticos, bem como a protecao a bens moveis e imoveis considerados de relevo noire a nacao brasileira, seja por expressivas caracteristicas arquitetonicas, artlsticas ou historicas.
Nela nossos colegas coordenadores do GT de Patrimonio da ABA, Manuel Ferreira Lima Filho e Regina Maria do Rego Monteiro, abrem a secao com o artigo A Antropologia e o Patrimonio Cultural no Brasile contextualizam a trajetoria conceitual do tema do Patrimonio como campo de atuacao dos antropologos, apresentando as primeiras producoes e o crescimento do tema nos ultimos anos e revelando um forte apelo ao dialogo interdisciplinar, sobremaneira com profissionais que transitam em outras esferas de atuacao diferentes do clrculo academico e universitario.
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O tema da autenticidade e colocado em relevo. Evidentemente, como todo o processo de patrimonializacao, esta proposta inclui a ideia de selecao, de construcao de um acervo digno de ser memorializado em oposicao a um outro conjunto de bens culturais que devem ser npite ao esquecimento. A participacao dos antropologos nas instituicoes de patrimonio era pequena ate bem pouco tempo atras. Seu estudo aborda as modificacoes que se produziram em tais processos, desde princlpios gerror seculo XX ate a atualidade.
Departamento de Ciencias Sociais.
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A diversidade da discussao repercutiu na organizacao do livro em tres partes. Historia das Ciencias Sociais no Brasil. Para os autores, a gastronomia forma parte do turismo cultural; eles assinalam que a culinaria ocupa um lugar de destaque dentro das tradicoes tropeiras e observam que tanto seu "resgate" como taiba fomento do turismo contribuem para a valorizacao da cultura da regiao.
Traz como pontos convergentes algumas questoes conceituais inerentes ao tema do patrimonio cultural. Historia e Cultura Material. Exemplifica tais processos mediante tres intervencoes: Produzem-se modi- ficacoes na nomenclatura: Vale destacar o artigo de Ira Jacknis focalizando o trabalho de Franz Boas como curador de exposicoes em museus etnograficos; o artigo de Richard Handler, que se tornou classico nos estudos do patrimonio, sobre o processo de construcao do patrimonio em Quebec; e, por fim, o artigo de James Clifford sobre a pratica de colecionamento dos objetos "dos outros" nos grandes museus e sobre os problemas advindos desses deslocamentos dos objetos com relacao a seus contextos de origem4.
O ensaio sobre a invengao do traje tlpico dos escoceses e de toda a tradicao envolvida inspirou pesquisas de historiadores e de antropologos sobre o papel das identidades regionais e locais na construcao dos slmbolos nacionais3. Regis tro Reconhece-se que historicamente os processos de construcao patrimonial tern sido associados fundamentalmente aos tempos do Estado-Nacao, vinculados a sua utilizacao como recurso de unificacao do mesmo; neste sentido, o patrimonio, enquanto suporte e recriacao simbolica das identidades, tern operado fundamentalmente na conformacao e na reproducao da identidade nacional.
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O livro Objects and Others. As imagens indicam que as colecoes de retratos existentes em nosso pals sao, invariavelmente, fontes prenhes de indicativos que nos auxiliam a entender a sociedade brasileira.
Para alem de que a negativa se fundou em uma inadequacao das disposicoes legais, tal carencia no piano jurldico se soma a outra questao: O trabalho de Iris Morais Araujo — Um exame do tertor de museahzagao do material legado pelofotografo Militao Augusto deAzevedo — constitui uma reflexao critica sobre a logica de formacao e de exibicao de colecoes e sobre mudancas significativas ro se estao produzindo nas praticas dos museus.
Do ponto de vista adotado, afirma-se que o turismo contribui para a revitalizacao da identidade cultural, para a preservagao dos bens culturais e das tradicoes, operando como uma atividade que pode gerar mecanismos de 63 Manuel Ferreira Lima Filho, Cornelia Eckert, Jane Felipe Yaioba Organizadores sustentabilidade proprios para a cidade.
O objetivo das pesquisas e duplo:

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